
Exercício: intensidade e tempo de atuação
De todas as variáveis manipuláveis na prescrição do treino da força, a intensidade será porventura, a que maior impacto tem nos resultados de um processo de treino.
No treino de força ela responde conforme as repetições máximas do exercício, e por consequência a sua velocidade e tempo de execução.
Consideram-se normalmente, três grandes zonas de intensidade:Intensa
Moderada
Leve
1 a 5-RM (100-85% 1-RM)
6 a 12-RM (85-65% 1-RM)
+15-RM (< 65% 1-RM)
𝟭 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗻𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲𝗹𝗲𝘃𝗮𝗱𝗮
Treinar de maneira intensa (1 a 5 repetição) para obter bons resultados. Não significa que deve aumentar a carga no exercício, uma vez que exercícios intensos só podem ser sustentados por pequenos intervalos de tempo (velocidade mais lenta e demorada).
𝟮 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗻𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗺𝗼𝗱𝗲𝗿𝗮𝗱𝗮
Treinar de maneira moderada (6 a 12 repetição) para obter bons resultados, em que recrutamos preferencialmente os açúcares do nosso organismo. Resultará na “tonificação” muscular, em que a velocidade e tempo de execução irá diminuir conforme se chega ao fim do exercício.
𝟯 – 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗻𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗹𝗲𝘃𝗲
Em contrapartida, atividades de longa duração (mais de 15 Repetições) exigem uma sobrecarga moderada / leve. A realizar uma distribuição correta da intensidade do treino ao longo do tempo, a velocidade terá a tendência de se manter constante.
Qual é a sua intensidade preferida?