
Dia Mundial da Pneumonia
𝐄𝐱𝐞𝐫𝐜í𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐑𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚
A reabilitação respiratória está indicada no tratamento de doenças pulmonares crónicas ou após eventos agudos que comprometam a sua função pulmonar, como por exemplo uma pneumonia.
O programa é composto por vários tipos de exercícios, cada qual direcionado para a reabilitação de certos aspetos e inclui:
Exercícios respiratórios: para aumentar os volumes pulmonares e a expulsão de secreções.
Exercícios de expansão torácica: para melhorar a mobilidade torácica, facilitando as respirações profundas.
Este programa deve sempre ser complementado com um conjunto de exercícios de recondicionamento ao esforço e de fortalecimento muscular.
𝗘𝘅𝗲𝗿𝗰í𝗰𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝗹𝗼 𝘃𝗲𝗻𝘁𝗶𝗹𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼
São exercícios que permitirão que controle melhor a sua respiração.
𝗘𝘅𝗲𝗿𝗰í𝗰𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝘅𝗽𝗮𝗻𝘀𝗶𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗿á𝗰𝗶𝗰𝗮
Muitas doenças respiratórias caracterizam-se por alterações músculo-esqueléticas que diminuem a capacidade de realizar respirações profundas. Esta incapacidade pode também ser consequência de um internamento prolongado, em que os doentes permanecem muito tempo deitados no leito e ficam descondicionados, com menor capacidade para tolerar esforços.
𝗘𝘅𝗲𝗿𝗰í𝗰𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝘇𝗮çã𝗼 𝗲 𝗲𝘅𝗽𝘂𝗹𝘀ã𝗼 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲çõ𝗲𝘀
No caso de apresentar dificuldade respiratória por causa de secreções respiratórias que tem dificuldade em expelir, existem vários exercícios que permitem melhorar a sua higiene brônquica.
Pode começar por tentar aplicar uma técnica denominada Ciclo Ativo de Respiração, e que se encontra explicada no esquema que lhe apresentamos nas imagens.Respiração controlada: com uma mão pousada nas costelas inferiores, respirar lentamente pelo nariz (na inspiração sentir o abdómen a elevar-se).
Respiração profunda: inspirar pelo nariz lentamente tentando encher os pulmões ao máximo, depois expirar lentamente pela boca.
Huff: inspirar uma vez e depois expulsar o ar violentamente pela boca mantendo a garganta aberta (como se estivesse a tentar embaciar um vidro).