
Dia da Escrita à Mão
Escrever à mão é algo que depois de ser aprendido nos acompanha para o resto da vida e pode ser um aliado para melhorar o humor, o sono, diminuir a intensidade dos sintomas de ansiedade e irritabilidade. Através da escrita terapêutica pode exteriorizar e refletir sobre que pensou, sentiu e fez em consequência de determinada situação. Esta prática regular pode ajudar a encontrar significado nas experiências, descobrir novas perspectivas de ver as situações e encontrar pontos positivos de experiências desagradáveis. Além disso, pode ajudar a que chegue a algumas conclusões acerca de si próprio e do seu ambiente, que podem ser difíceis de identificar sem a escrita.
Para começar a usar esta estratégia pode usar o formato que for mais prático, seja com um diário comum, um caderno ou um bloco de notas, o ideal é tornar a prática o mais fácil possível para garantir a sua consistência. Outra dica útil é estabelecer a altura do dia e onde o vai fazer (ex. antes de ir dormir, na sala) e ainda, pode definir um período (escrever entre 20 a 30 minutos).
Pode pensar que não será útil, não lhe faz sentido ou que não sabe por onde começar. Mas porque não experimentar? Não seja duro e crítico no processo, dê a sua atenção total ao que escreve, sem se preocupar com a qualidade da escrita, à partida será o único leitor do que escreveu. O importante é escrever com autenticidade e honestidade acerca do que pensou e sentiu.
Psicóloga Ana Cardoso,
Cédula Profissional nº25625