
Benefícios do café antes do treino
O consumo de café tem vindo a ser associado a potenciais benefícios para a saúde e bem-estar, assim como, na performance e rendimento físico e cognitivo. Esta bebida caracteriza-se pela presença de cafeína (um estimulante natural) na sua composição, porém, também é rico em potássio, magnésio e vitamina B3.
Na prática regular de exercício físico e, especificamente, antes do treino, seja ele aeróbico ou anaeróbico, o café pode ser realmente benéfico
O café deve acompanhar ou finalizar a refeição pré-treino e nunca ser um substituto da mesma. Os efeitos benéficos do café não são imediatos, pelo que deve ser consumido cerca de 45min a 1h antes do treino, para que a cafeína se disperse na corrente sanguínea.
A cafeína apresenta ainda um efeito antidepressivo e associa-se à prevenção de patologias como doenças cardiovasculares, Cancro, Diabetes tipo 2, Parkinson, Alzheimer, Depressão, entre outras, sendo ainda necessária mais pesquisa científica para compreender os mecanismos subjacentes a estes efeitos protetores do café e dos seus constituintes.
Apesar dos benefícios associados, o consumo diário de café não deve ser em excesso. Em adultos saudáveis, segundo a European Food Safety Authority (EFSA), as doses diárias recomendadas de cafeína são de 400 mg, o que equivale a 2 a 3 cafés por dia (incluem-se também bebidas energéticas, refrigerantes, chocolates e outros alimentos com cafeína na sua composição).