A fisioterapia atua em diferentes áreas, nomeadamente:
– Na saúde preventiva, onde trabalha o relaxamento muscular, exercícios respiratórios e alongamentos;
– Na saúde no trabalho, incidindo na prevenção de lesões dos trabalhadores; no desporto, realizando avaliações funcionais periódicas para verificar a condição física de atletas ou no tratamento de lesões;
– Na recuperação neurológica em pacientes com distúrbios neurológicos, que tiveram derrame cerebral ou paralisia, por exemplo. Muitas vezes esse processo exige que o paciente reaprenda movimentos corporais básicos, como andar ou levantar um braço;
– Na recuperação de pacientes com fraturas, traumas ou luxações com o objetivo de aliviar a dor e recuperar os movimentos;
– Na recuperação de pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias com o intuito de prevenir e tratar estas doenças, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral dessas pessoas.
A partir do diagnóstico médico, o fisioterapeuta segue o tratamento prescrito, variando de acordo com a condição do paciente e o tipo de lesão a ser tratada através de massagens, exercícios, tratamentos à base de frio e calor, entre outros. A primeira parte do tratamento é realizada na presença do fisioterapeuta, que acompanha cada movimento e orienta o paciente no exercício, identificando o progresso no restabelecimento dos movimentos.
Reabilitação física e motora
Uma fase posterior do tratamento de fisioterapia também pode consistir em exercícios que o paciente fará sozinho em casa ou com recurso aos serviços de reabilitação motora do Força & Saúde, onde terá um acompanhamento de um profissional que saberá orientar o paciente sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles. O fisioterapeuta reavalia o paciente regularmente para identificar as melhorias e ajustar o tratamento, se necessário.
Massagem de relaxamento
Este tipo de massagem proporciona o relaxamento muscular, a melhoria da circulação sanguínea, o alívio de tensões no pescoço e ombros entre outros benefícios, tais como físicos e psicológicos, aliviando as dores musculares, a diminuição da ansiedade, aumenta a sua flexibilidade, a elasticidade, entre outros benefícios.
Massagem de drenagem linfática
O sistema linfático é responsável por transportar líquidos por todo o corpo. Este sistema tem a função de drenar o excesso de líquidos e as toxinas armazenadas no corpo, encaminhando-as para os órgãos com função de as eliminar. Quando existe um impedimento na circulação da linfa, podem existir consequências para o corpo, tais como: retenção de líquidos, acumulação de gordura, celulite e sensação de corpo cansado. Este tipo de massagem estimula a drenagem natural da linfa, acelerando o metabolismo e ajudando a eliminar os resíduos do corpo e retenção de líquidos.