
Fisioterapia na Artroplastia do Joelho
A doença degenerativa articular a nível do joelho, chamada gonartrose (artrose no joelho) é uma patologia articular muito frequente que afeta a saúde e o bem-estar do doente. À medida que a gonartrose vai progredindo, vai impossibilitando o paciente de realizar de forma adequada as suas atividades do quotidiano, seja por dor seja por défice de mobilidade.
A artoplastia total do joelho, ou seja, a cirurgia que substitui a articulação por um prótese, é a solução para muitos pacientes e tem uma taxa de sucesso elevada.
O objetivo da fisioterapia nestes casos é uma total recuperação funcional do joelho operado que permita a reeducação global do paciente e a retoma do seu nível de atividade e funcionalidade.
A fisioterapia é essencial tanto no pós-operatório como na fase pré-operatória de modo a avaliar o estado das articulações (coxa e joelho) e músculos da coxa e perna, como para preparar estas articulações para a operação.
A fisioterapia na artoplastia total do joelho consiste: Controlo da dor e do edema;
Ganho de amplitudes do joelho;
Fortelecimento muscular;
Aumento da flexibilidade;
Ganho de equilíbrio;
Re-aprendizagem do padrão correto da marcha.
Numa fase mais avançada do tratamento é recomendada a prática de exercício físico. A marcha é um dos exercícios mais recomendados bem como a natação e a bicicleta estática.